01/09/2009

Le(ge)nda Viva

Tem uma coisa que me incomoda faz muito tempo.

Faz uns 20 anos, eu tava vendo TV, e o Elia Júnior (da Bandeirantes) apresentava uma matéria sobre o Michael Jordan. Em certo ponto, ele se referiu ao atleta em questão como sendo uma “ legenda viva “ do esporte.

Eu, com mais ou menos 10 anos, já achei estranho. “Legenda viva”? Não seria “lenda viva”? Mas, eu ainda não era esse poço de cultura e sabedoria que sou hoje. Então deixei passar (pra sorte do Elia Júnior).

Enfim, os anos foram passando, eu fui crescendo, e esse fato nunca saiu da minha cabeça. Aí comecei a ouvir mais gente falando “ legenda viva”, quando se referia à algum personagem importante, algum ator, esportista, estrela pornô, etc. Fui ficando com raiva, porra.

Legenda o caralho!! Só porque em inglês lenda é legend? Não precisa falar igual os gringos falam. “Legenda viva” pra mim, é quando as palavras ganham vida, saem da tela do cinema, e entram dentro do cu de um imbecil que acha certo falar “legenda viva”. Qual a dificuldade em falar “lenda viva”?

Quando alguém fala "legenda viva", é mais fácil imaginar o que? O Tiririca recebendo o Lifetime Achievement Award, ou um ataque de palavras saídas de uma tela? Óbvio que é o ataque!!!!

Esses dias, estava deitado em minha cama, pelado, lendo um livro do Luis Fernando Veríssimo (O Opositor), quando pra minha frustração e infelicidade, ele utilizou a palavra que me infernizou a vida toda: “ legenda “. Não sei quem era uma legenda, disse ele no livro.

Banho de água fria.

Porra, se o Veríssimo escreve no livro, quem sou eu pra falar alguma coisa?? E se ele escreve “legenda”, quais as chances de estar errado?

Com lágrimas nos olhos, entrei em alguns sites e dicionários online, e realmente não está errado usar “legenda” no lugar de “lenda”.

MAS...

Aposto que tirando o Veríssimo, todo mundo que fala “legenda viva”, fala por pura ignorância, e não porque sabe que tá certo. Então me sinto totalmente no direito de falar:

VAI TOMAR NO CU, VC QUE FALA LEGENDA VIVA.

13 comentários:

Anônimo disse...

o que estava fazendo você, uma legenda viva, lendo luis fernando veríssimo... naked!

Agro disse...

Não posso falar nesse horário

Milene Reis disse...

Ah, Luis Fernando Verissimo... Esse sim e uma legenda viva.

Servílio disse...

Luis Fernando Verissimo é chato pra Caralho.

Vai ler Millor ou até mesmo o imortal José Sarney que você ganha mais.

Tonga Kid disse...

Passei pela mesma frustação 15 anos atrás. Me senti estuprado.

Anônimo disse...

luis fernando e sexo = contrasenso!!

Anônimo disse...

vocês deviam estar fazendo uma respotagem sobre gerundismo ! kkkkkkkkkk

Milene Reis disse...

Servilio, vai tomar no ... que voce ganha mais e para de me encher o saco!

Servílio disse...

Milene, acho que vc ta com um problema de Super Auto-Estima.

Vc tava lendo LF Verissimo? Vc escreveu o Post? Que eu saiba, essa merda aqui é um comentário direcionado à pessoa que escreveu o Post. E não um bate-papo. Tava escrito: "Milene, xxx" ???

Não, né?

Vc poderia se achar menos o centro do mundo.

Essa foi foda.

Grato, Servilio.

Agro disse...

Hahahahahahahaha
Servas e Milene, vcs tão demais hein??
Se eu não for padrinho do casamento de vcs vou ficar puto.

pampa disse...

LFV é bem chato, concordo com o Servas. Lê o Sergio Augusto aos domingos no Estadão.

Aliás, Servas, vc leu o livro do HL Mencken?

abrasss

Milene Reis disse...

Servilio, nao me interessa se foi pra mim ou nao o comentario. Falei bem do LFV e voce falou mal, uma desculpa perfeita pra eu poder te xingar! hahahaha

Eduardo Azzolin disse...

ta passando um carro na minha cidade dizendo que não sei quem é a "legenda vida" da musica não sei oq.. puta que pariu...