06/07/2011

só dois milagres?

Essa é pra você que acordou hoje pensando "Quero ser um santo!".
Aqui estão as etapas a serem seguidas atualmente:
  1. um bispo local investiga a vida da pessoa e seus escritos buscando evidências de virtude heróica. As informações descobertas pelo bispo são mandadas para o Vaticano;
  2. um grupo de teólogos e os cardeais da Congregação pela Causa dos Santos avaliam a vida do candidato;
  3. se aprovado pelo grupo, o Papa proclama que o candidato é venerável, o que significa que a pessoa é um modelo perfeito de virtudes católicas;
  4. a próxima etapa para a santidade é a beatificação. Ela permite que uma pessoa seja honrada por um grupo ou região particular. Para que o candidato seja beatificado, é necessário mostrar que a pessoa é responsável por um milagre póstumo. Os mártires, aqueles que morreram por suas causas religiosas, podem ser beatificados sem evidências de milagres. Em 20 de outubro de 2003, a Madre Tereza foi beatificada.
  5. para o candidato ser considerado um santo, um segundo milagre póstumo deve ser provado. Se houver, a pessoa é canonizada.

2 comentários:

Marcio disse...

uma vez, na paulista, eu dei uns 5 chocolates twix pra um mendigo. O cara ficou tao agradecido que me estendeu a mão e foi impossível deixar o cara no vacuo.
Ja posso ser canonizado seu Bento dezesseis?

Luli disse...

Entendi que serei liberada do primeiro milagre póstumo se eu morrer pelas minhas convicções religiosas, mas e o segundo? O trabalho com o vira-latas conta na prova?