17/07/2011

posso pensar um pouco?

Acabei de rever os 29 episódios de Twin Peaks. Sim, eu tô revendo todos os filmes do David Lynch porque na época que passou na Globo minha família não tinha dinheiro pra comprar uma TV.

Não sei nem por onde começar, a série é sensacional. Todos os personagens são interessantes, tem conteúdo. O texto é complexo e de ótima qualidade. O humor é diferente da idiotice americana comum. Mais importante: deixa espaço pra pensar.
Os filmes e seriados americanos têm a tendência de mastigar tudo, a piada, a trama, quem matou. É uma sequência de subestimações que te levam a quase se convencer que é um burro.

Saca essa cena do sonho do Cooper (video abaixo). Não é uma obra de arte? Pensa bem, você chega na frente de um quadro, olha por um tempo. Vê as cores, as formas, faz algumas ligações inconscientes no cérebro. Procura por referências escondidas na cabeça. Olha mais, traça mais algumas associações, e enfim alguma idéia se forma conscientemente sobre o que os seus olhos acabaram de traduzir de um modo totalmente idiossincrático.
Ótimo. Você gosta? Não gosta? Realmente não interessa. O que te passa? Como você entende? Chega de querer explicar arte.

Quem matou Laura Palmer?

Um comentário:

Fred F disse...

Through the darkness of futures past
The magician longs to see
One chants out between two worlds
Fire walk with me

Melhor frase no cinema ou na tv de todos os tempos!!!